quinta-feira, 9 de abril de 2009

Poá de seda

- a desconfiança em algo novo se torna uma bela surpresa -



Confesso que não sou afeita a mudanças. Tipica capricorniana, sou controladora.
Sou quieta, observadora. Se converso é para disfarçar minha anti-socialidade. Fechada.
Mergulho de cabeça para superar os medos que uma maior reflexão trariam. Cabeça vazia, oficina do diabo. E assim fiz. Ansiosa, mergulhei de cabeça nesse novo mundo.

Costumo pensar que tudo acontece por um motivo. Entrei na faculdade sem ao menos saber se era aquilo que queria, apesar de sentir certa sintonia. O medo, não só do novo, mas em passar quase 5 anos com pessoas com pontos de vista divergentes, eram enormes. Meu medo só cresceu quando percebi que as pessoas com quem compartilharia aulas eram, em grande parte, mais novas que eu.

Qual não foi minha surpresa quando descobri que todos compartilhavam o mesmo medo : o de não se encaixar. E o melhor, comparando aos que entraram antes, estes com quem atualmente estudo são os que tenho mais simpatia seja, com gostos, visões de vida e experiências passadas.
Sinto que entrei na hora certa, com as pessoas certas. Em 1 mês me sinto em casa. Estou incrivelmente socializada. Sinto que faria outros cursos, mas nenhum me deixaria tão plena quanto o que estou cursando.

Sou caloura abusada, tenho programa na rádio. Por ele tive oportunidade de conhecer melhor veteranos e algumas pessoas de meu periodo (diurno e noturno). Puxei matéria eletiva e obrigatória, descobri como funciona a faculdade e do que vou fazer meu tcc ou projeto experimental.

Cada dia que passo lá me sinto mais em casa. O medo agora é outro: o de não sair da FACOM. Sem papas na lingua, mas sem tentar conquistar ninguém, sinto que as relações que se formam são autênticas. Nada é gratuito, apenas pela ocasião. Claro que tem alguns com mais afinidade. Mas, no geral, pode-se conversar de futebol, politica, sexo, bebida e as vezes só sobre NADA.
Não é apenas o curso que juntou pessoas com interesses culturais em comum, são pessoas maravilhosas que independentes do curso tenho a oportunidade de conviver. A minha sorte é que elas atualmente estão na minha turma, mas acredito que se não fossem e nos dessem a oportunidade de nos conhecer, ainda assim adoraria a companhia deles.

1 mês. Me sinto apressada. Apreensiva. O sentimento de sempre ter pertencido a lá me desconcerta.
Sim, cometo gafes. Sou levada pela emoção. Bebo. Me arrependo. Mas percebo que é mais por tentar demonstrar quem realmente sou do qualquer outra coisa. Não estou acostumada a me encaixar.
Chega a ser engraçado. O fato de você se sentir bem é realmente um incomodo. Uma nova situação. Em que tento entender como as pessoas não tentaram me mudar, me aceitam e acham qualidades em mim.

Não vou citar nomes. Não preciso. Tá, é mentira, preciso sim. Mas nunca farei jus ao que eles significam para mim. Seria tentar falar em poucas palavras coisas que nem sei expressar. Uma injustiça.

Sabem aquela história de oportunidades, possibilidades? O pior é que era verdade e pouco a pouco vou escolhendo o que usar. Admirada. Vejo uma habilidade em tecer que nem achei que tinha. Talvez sejam as companhias, talvez sempre esteve em mim.

Ainda tentando me adaptar. Na verdade, o problema é justamente este, tentando me conhecer. Pois a adaptação nunca me foi exigida nesse novo ambiente e tentando descobrir não só o lugar mas a mim mesma.

Só queria agradecer a todos pelo que me proporcionaram.

Feliz Páscoa,
Lorena M. Vila Real



Obs.: Para uma outra visão sobre esse mesmo fato acessem o blog da Analu.

5 comentários:

  1. Parece q eu conheço a turma faz uns 10 anos, enquanto na verdade faz pouco mais de 1 mes...
    E, vou confessar, tava com medo de ñ me adaptar, mas as situações que já vivemos - e não foram poucas - nesse curto espaço de tempo mostram exatamente o contrario!

    ResponderExcluir
  2. Parece que você me descreveu, e descreveu o que eu senti!! Tá ótimo o texto!
    E a nossa turma...tah sem explicação msm! coisa loka que deu certo!! =***
    saudades mtas!

    ResponderExcluir
  3. LORE!!!que maravilhoso!!!
    pq vc não me contou essas coisas???
    lindo mesmo, to feliz demais por vocÊ!!

    p.s.:To te segundo agora =p

    =****

    ResponderExcluir
  4. mto bonito seu texto, mto gostoso de ler !
    e, olha, se eu to tão feliz na facom, vc com certeza eh uma das responsáveis...nem acredito q acharia na facul alguém q tb ama as novelas mexicanas....que bom q tu ta por la !

    bjaoo

    ResponderExcluir
  5. É... tudo novo, novas cars, nova vida, novos rumos... tudo parecendo uma só loucura mista e imprecisa né amore? E eu lá, me agregando... kkkkkkkkkkkk
    Mas, como capricornianos, o medo foge da gente e nos ajuda a fortalecer todo o espírito... ^^
    Bjussssssss... tah lindo o blog amei... ^^

    ResponderExcluir